NOSSO CEO

A história da fascinante escalada do brasileiro Richard Harary nos EUA

A incrível trajetória do paulista que criou negócios de sucesso em Orlando e fez do slogan ‘A Loja do Bebê com Coração’ uma referência no segmento de enxovais e produtos para bebês e crianças no país

     A trajetória do empresário brasileiro nos Estados Unidos, Richard Harary, não lembra em nada a busca de milhares de imigrantes por uma vida melhor na ‘terra das oportunidades’, os Estados Unidos. O que o levou a conquistar seu espaço na nação estadunidense como um empreendedor motivado, líder preparado e empresário de sucesso foi, antes de tudo, uma profunda admiração pela história e sociedade norte-americana, que valoriza princípios de meritocracia, independência, liberdade, justiça, igualdade, oportunidades, pragmatismo e liderança. Quando ainda morava no Brasil, costumava viajar para lá ao menos duas vezes por ano.

     Foi em nome desta admiração e com a firme convicção de fazer parte e contribuir com essa sociedade, sem perder seus vínculos com o Brasil, que Richard, com apenas 18 anos, deixou para trás a oportunidade de crescer dentro da empresa criada e já bem estabelecida pelo pai para iniciar sua trajetória nos EUA.

     O exemplo de tamanha ousadia veio de seu pai, um imigrante egípcio, Samy Harary, que chegou ao Brasil em meados da década de 1950. Após trabalhar alguns anos na Ford, juntou algum dinheiro e decidiu investir em uma máquina para fabricar meias - que produzia à noite e vendia durante o dia no famoso bairro de comércio popular de São Paulo, o Brás. O negócio cresceu e ampliou-se com a produção de roupas íntimas masculinas. O grupo de empresas do pai, atualmente, emprega mais de mil funcionários, e ganhou a concessão para produzir para as marcas Speedo e Mizuno.

    Desde pequeno, Richard acompanhava o pai na confecção. O investimento com escolas de qualidade era uma prioridade dentro daquela família, formada pelo casal Samy e Rachel, e seus quatro filhos, sendo Richard o caçula.

     Já com 14 anos, ainda cursando o Ensino Médio no Colégio Rio Branco, Richard iniciou atividade profissional no grupo empresarial paterno, atuando na área de marketing. Sob o comando do irmão, já formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conseguiu convencê-lo a aprovar a sua sugestão de colocar em ônibus propagandas da marca batizada com o nome da avó, Elen.  Os negócios andavam a todo vapor e o jovem passou a criar produtos como bonés e chaveiros, participar de eventos, envolvendo-se e dedicando-se à empresa familiar.

     Aos 18 anos, com todo o apoio e suporte de sua família, Richard decidiu ir para cidade norte-americana de Orlando, no estado da Flórida, pela qual já havia se apaixonado quando criança, prometendo que um dia iria morar lá. A hora havia chegado. A ideia, inicialmente, era estudar inglês durante alguns meses, mas a admiração pela localidade e a atração por aquele estilo de vida americano selaram o destino daquele brasileiro, que decidiu construir sua vida nas terras do Tio Sam. Apesar de todo o apoio financeiro e emocional recebido pela família, os primeiros anos foram difíceis e muitas vezes solitários, exigindo muita determinação e superação.

     Uma das maiores alegrias deste homem de negócios é viver em uma sociedade que preza pela igualdade de direitos e oportunidades. Bem relacionado, Harary circula em diferentes rodas. Em seu rol de amigos estão desde seus colaboradores, fornecedores, e até mesmo autoridades americanas como o xerife de Orlando, Jerry Demings, e a deputada federal Val Demings.

    O empresário passa pelo menos três horas diárias na empresa, viaja muito a negócios, participa semanalmente de reuniões da empresa de aviação ViaAir, pela qual foi convidado para ser chairman em 2017; e não abre mão de momentos com os filhos: pelo menos quatro vezes na semana é ele quem busca as crianças na escola. Tenta mostrar para o trio, assim como aprendeu com seu pai na infância, que os verdadeiros diamantes, o dinheiro não compra.

Reconhecimento

     Richard Harary obteve no ano passado o reconhecimento de seu trabalho por meio do Prêmio Empresarial Orlando (Business Award - empreendedorismo dos empresários da região, o sucesso dos negócios e profissionais brasileiros que se destacam na Flórida Central), concedido pela Focus-Brazil/Congresso Internacional de Cultura, Mídia e Comunidade Brasileira Planos de expansão.

   Para compartilhar seu aprendizado com jovens empreendedores, Richard Harary ministra palestras sobre liderança desde 2012. Liderado pelo coração, o empresário também faz questão de participar de ações filantrópicas no Brasil e Estados Unidos. Anualmente colabora com entidades e costumeiramente ajuda financeiramente as pessoas que precisam. Com prazer em ajudar as pessoas, é solidário aos problemas e necessidades de cada um. De forma discreta, se envolve e, sem medir esforços, faz o que está ao seu alcance.      A satisfação do empresário em cada gesto de gratidão recebido por suas ações comprova os estudos que afirmam que ser solidário é um dos principais pontos para ser feliz.

Em 2012, Richard Harary participou da construção da Sinagoga de Orlando, a Chabad of South Orlando, e em 2017 foi convidado pelo governador da Flórida, Rick Scott, a acender a vela de Hanukkah, ato que marca a luta dos judeus contra seus opressores pelo direito de praticar sua religião livremente.

    De olho em um mercado ‘faminto’ por novas experiências de consumo de produtos e serviços diferenciados, o empresário, agora acumulando vinte anos de experiência em lidar com pessoas e seguindo a filosofia baseada na premissa fundamental de trazer algo de novo aos seus negócios todos os dias, está de olho no futuro. Em 2014 o grupo comprou a italiana PrimoPassi, marca de produtos para bebês, e em 2015 comprou parte da francesa Baby Jolie, criada em parceria com um dos melhores laboratórios do mundo. A marca, que tem como principal compromisso garantir a alta performance dos produtos para mães e bebês, tem seus produtos à venda em mais de cem lojas dos Estados Unidos. Outra empresa do grupo é a Vitamin Planet, que tem lojas próprias e franquias e conta com a VSP, marca própria de suplementos.

     O executivo está preparado para novos desafios: o próximo é expandir seus negócios pelo mundo.

Sheriff Demings
Sheriff Demings

press to zoom
Sheriff Demings e Val Demings
Sheriff Demings e Val Demings

press to zoom
Richard com Sheriff Demings
Richard com Sheriff Demings

press to zoom
1/18